Treinar regularmente é muito importante para a obtenção de resultados, seja ela perda de peso, ganho de massa muscular ou melhora no condicionamento físico. Sem falar na saúde, como regulação dos níveis de colesterol e triglicérides, diabetes, circulação, auto estima, humor…
Mas chega um ponto em que os resultados não aparecem mais; é o chamado Efeito Platô. Ele acontece como uma forma de defesa do corpo humano à perda de calorias gerada pela atividade física ou dieta. Nosso corpo foi programado para poupar energia, herança de nossos ancestrais que caçavam para comer e como não sabiam quando seria a próxima refeição, descansavam ou faziam o mínimo esforço para poupar energia. Sendo assim, quando iniciamos um programa de atividade física, a resposta aos treinos são visíveis e sensíveis, geralmente rápidas mas em um momento, os resultados se “congelam”…efeito platô.
O nosso metabolismo é surpreendentemente adaptável ao estimulo que recebe. No início de um programa de treinamento e/ou dieta, como o metabolismo não está acostumado à essas rotinas, a resposta vem rápida, mas em pouco tempo ( isso varia de indivíduo para indivíduo ), o efeito platô dá as caras.
A melhor maneira de driblar o efeito platô é variar os estímulos dados ao nosso corpo, tanto nos treinamentos como nas dietas. Alteração de sobrecargas, variações de intensidades, aumento de repetições, velocidades,recuperações ativas, combinações de modalidades ( corrida, natação, lutas…). A idéia é confundir o metabolismo com estímulos variados, de modo que ele trabalhe sempre em ritmo acelerado.
Quando dizemos que é importante manter uma rotina de treino, estamos nos referindo à regularidade de treino. Se você faz sempre o mesmo treino o metabolismo se adapta e acaba por manter aquilo que foi conquistado. Ótimo para quem está satisfeito esteticamente ou visando apenas a manutenção da saúde. Agora se seu objetivo ainda não foi atingido, reveja seus treinos e invista nas variações do seu treinamento. Eu garanto que, além de excelentes resultados, seus treinos ficarão muito mais dinâmicos e divertidos.
via Gympass