O holandês Daan Roosegaarde quer ajudar a combater a poluição com o uso de bikes. Mas seu projeto não é apenas substituir o uso de veículos motorizados por outros movidos a pedal. Ele está tentando fazer uma bicicleta purificadora de ar. O projeto do designer é criar uma bike que sugue a poluição e emita ar limpo.
“As bicicletas sempre foram um símbolo de uma energia amigável e um modo de reduzir congestionamento, mas essa tem uma função dupla porque despolui o ar enquanto você pedala”, explica o holandês. “Para mim, design nunca fui sobre criar outra mesa ou cadeira. Temos que usar a criatividade para melhorar o modo como vivemos”, complementou.
Roosegaarde é criador do projeto Smog Free, que instalou uma torre para sugar parte da poluição da cidade chinesa de Tianjin. Segundo ele, o projeto do aspirador gigante nasceu depois de ele ver o horizonte de Pequim, cidade onde sua empresa tem escritório, a partir da janela de seu apartamento – geralmente, a poluição impede que isso ocorra.
A bicicleta purificadora de ar funcionaria sob a mesma lógica da torre desenvolvida por Rossegaarde, em que íons positivos removem as partículas de poluição do ar, que é devolvido à atmosfera em seguida. Ainda não há previsão, no entanto, para o início da produção do modelo desenhado pelo holandês.
Mesmo assim, ele tem a esperança de que a bicicleta purificadora passe a ser adotada nos sistemas de bikes compartilhadas do país asiático. “É claro que uma torre e algumas bicicletas não vão resolver o problema da poluição da China, mas a bicicleta purificadora de ar é uma ideia interessante que pode incentivar comunidades a criarem cidades mais ecológicas”, disse.
via Ativo