Nós somos ensinados desde uma cedo que as drogas são ruins para nós; elas podem ser perigosas e são viciantes. E mesmo sabendo que o álcool é tecnicamente também categorizado como uma droga – apesar de ser completamente legal na maioria dos países em todo o mundo -, tendemos a ignorar o quão ruim para a saúde e viciante ele pode ser, também.
Mas olhando para os dados brutos calculados por um grupo de pesquisadores especializados em vícios – incluindo especialistas do Royal College of Psychiatrists, químicos, cientistas forenses e farmacologistas -, percebemos que o álcool está definitivamente lá entre algumas das drogas mais viciantes que existem no mundo.
No estudo, que remonta a 2007, mas recentemente foi publicado no The Lancet Journal, os especialistas classificaram várias substâncias de acordo com o quão viciantes elas são. E surpresa! O álcool está entre os cinco maiores, juntamente com a heroína e a cocaína. Assim como o tabaco, que é outra substância usada com frequência na vida cotidiana de milhões de pessoas.
Abaixo estão relacionadas as cinco substâncias que os pesquisadores descobriram serem as mais viciantes em termos de dependência física e psicológica, com base em uma avaliação de 1 a 3 (3 sendo mais viciante):
5. Álcool
- Dependência psicológica: 1,9/3
- Dependência física: 1.6/3
4. Barbitúricos
- Dependência psicológica: 2.2/3
- Dependência física: 1.8/3
3. Tabaco
- Dependência psicológica: 2.6/3
- Dependência física: 1.3/3
2. Cocaína
- Dependência psicológica: 2,8/3
- Dependência física: 1.3/3
1. Heroína
- Dependência psicológica: 3/3
- Dependência física: 3/3
Você pode conferir a pesquisa com mais detalhes, em inglês, aqui.