A gordura visceral é a gordura que se reúne em torno do abdômen – dando a famosa aparência de “barriga de chopp” em alguns casos – e está associada a uma série de problemas médicos, incluindo doenças cardíacas, diabetes, azia e dificuldades no sono.
Ninguém sabe precisamente quando essa gordura torna-se perigosa, segundo o Dr. Noyan Gokce, cardiologista do pessoal da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, que investiga as diferenças entre gorduras “saudáveis” e “não saudáveis”. Mas a gordura parece se comportar de forma diferente quando alocada perto de órgãos como o rim, fígado e pâncreas, disse ele.
A maioria dos problemas de saúde que associamos à gordura estão fortemente ligados à gordura visceral, que em muitas pessoas parece se acumular com a idade, disse o Dr. Michael Jensen, professor de medicina na Mayo Clinic em Rochester e ex-presidente da Obesity Society, um grupo profissional.
Apesar de todas as pessoas carregarem um pouco de gordura visceral, o aumento em quantidades excessivas parece ocorrer somente se houver uma disfunção, muitas vezes ligada à idade, no armazenamento de gordura normal ou “subcutânea”, disse ele.
Existem várias teorias possíveis para isso, incluindo que o corpo simplesmente perde a capacidade de fazer novas células saudáveis de gordura subcutânea para substituir as velhas e mortas; ou que o peso ganho rapidamente supera a capacidade do corpo de armazenar gordura saudável, disse ele. Também pode haver um processo inflamatório dentro da gordura subcutânea que causa a disfunção. Estudos em ratos sugerem que, nas mulheres, as alterações hormonais durante a menopausa também podem ser responsáveis por isso.
A genética desempenha um papel importante na quantidade de gordura visceral que você obterá à medida que você ganha peso, disse a Dra. Caroline Apovian, diretora do Centro de Nutrição e Controle de Peso do Boston Medical Center.
A boa notícia é que a gordura visceral desaparece com a perda de peso.
Embora o teste definitivo para gordura visceral seja uma TC ou outro exame especializado, uma circunferência da cintura de mais de 35 polegadas (88,9 cm) em mulheres e mais de 40 (1,01 m) em homens indica uma quantidade de gordura visceral não saudável, disse o Dr. Apovian, um especialista em medicina da obesidade na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston.
Curiosamente, em um estudo de 2010 em que os pesquisadores removeram gordura visceral com cirurgia, não houve melhora na saúde do indivíduo do teste, disse o Dr. Apovian. Os resultados sugerem que a única maneira útil de perder gordura visceral é através de dieta e exercício, de fato.