Embora sua beleza faça transparecer que ela nunca tenha tido nada mais do que um fio de cabelo fora do lugar, a atriz Natalie Portman batalhou constantemente contra a acne na vida adulta, assim como todos nós.
“Eu agora sou vegana, e acho que minha pele é muito, muito melhor do que quando eu era vegetariana”, ela disse recentemente ao The Cut em uma entrevista. “Cortei laticínios e ovos, e nunca mais derrapei na dieta. Essa foi definitivamente uma descoberta”.
Enquanto Portman acredita que isso “é pessoal”, e que “cada pessoa tem uma sensibilidade diferente”, mais do que alguns estudos suportam que as mudanças na sua dieta podem ter sido determinantes, sim. Entretanto, grande parte da pesquisa se concentrou em alimentos com alto índice glicêmico e laticínios em relação à acne.
“Há uma variedade de estudos que mostram que as pessoas que comem alimentos de baixo índice glicêmico – também conhecidos como alimentos que não provocam grandes picos de açúcar no sangue – podem melhorar seus sintomas de acne”, escrevem.
Alimentos com alto teor de glicêmico incluem bolos, macarrão branco, doces, bebidas açucaradas e muito mais, enquanto frutas, legumes não amiláceos, nozes, feijões e grãos integrais encontram-se do outro lado da moeda.
No que diz respeito aos laticínios, a American Academy of Dermatology (Academia Americana de Dermatologia) também cita um pequeno grupo de estudos que ligam o consumo de produtos laticínios a crises de acne. “A relação parece ser particularmente forte com o leite desnatado em comparação a outros produtos lácteos, como queijo e iogurte”, acrescentam.
Com isso dito, as descobertas são todas muito preliminares e mais pesquisas devem ser conduzidas para tirar conclusões infalíveis; A ADD não recomenda maiores mudanças na dieta como forma de tratar a acne.