O comediante britânico Eddie Izzard, de 54 anos, completou recentemente o desafio de correr 27 maratonas em 27 dias na África do Sul. O ator escolheu o número 27 porque esta é a quantidade de anos que Nelson Mandela passou na prisão.
Apesar da dificuldade, o esforço valeu a pena. Izzard conseguiu arrecadar quase 2 milhões de dólares para a Sport Relief, evento bienal organizado pela Comic Relief, uma organização britânica que financia obras de caridade ao redor do mundo.
Durante suas passadas, Izzard passou por várias comunidades que recebem ajuda da organização, assim como em lugares históricos do país. Seu pórtico de chegada, por exemplo, foi em Pretória, no local onde Mandela deu o seu discurso de posse como o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.
Por ter sido obrigado a descansar no quinto dia, o comediante precisou recuperar a distância perdida correndo duas maratonas seguidas no último dia. Após terminar a façanha, várias celebridades britânicas publicaram no Twitter mensagens de apoio ao ator, inclusive Paula Radcliffe, recordista mundial de maratona.
Em 2012, o ator tentou realizar um desafio semelhante no país, porém teve de desistir por motivos de saúde. Anteriormente, em 2009, ele havia percorrido 43 maratonas em 51 dias pela Reino Unido, levantando 1,8 milhão de libras para a Sport Relief.