F2 Fitness

Cada vez mais a ciência tem revelado novos benefícios que a prática regular de exercício traz para a saúde. Em um recente estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e publicado no Jornal da Associação Médica Americana (Jama), descobriu-se que praticar atividade física regularmente diminui o risco de desenvolver 13 tipos de câncer.

atividade-fisica-reduz-cancer

Os pesquisadores analisaram 1,44 milhão de pessoas nos Estados Unidos e na Europa, com idade entre 19 e 98 anos, durante cerca de 11 anos, período no qual foram diagnosticados 187 mil novos casos de câncer. Após avaliarem os dados, eles constataram que aqueles que eram ativos, ou seja, que praticavam alguma atividade durante 150 minutos por semana, tiveram 7% menos chance de desenvolver qualquer tipo de câncer em relação aos que se exercitavam com menos frequência.

Entre as mulheres, constatou-se que a atividade física regular reduziu o risco de elas desenvolverem câncer de endométrio (21%) e de mama (10%). Já em ambos os sexos, foi observada uma redução em outros 11 tipos de câncer: esôfago (42%), fígado (27%), pulmão (26%), rim (23%), estômago (22%), sangue (20%), medula (17%), cólon (16%), cabeça e pescoço (15%), bexiga (13%) e de reto (13%). Os resultados foram observados em todos os perfis de participantes, até mesmo entre os obesos e fumantes.

“A prática regular de atividade física já é conhecida por reduzir os riscos de doença cardíaca e risco de morte por todas as causas, e nosso estudo demonstra que ela está associada também à diminuição do risco de desenvolver vários tipos de câncer. Além disso, os resultados mostraram que os benefícios valem para diferentes perfis de pessoas, sejam elas obesas ou não, com ou sem histórico de tabagismo”, disse um dos pesquisadores.

via Ativo.com