Um delicioso hambúrguer não precisa ser uma enorme bomba calórica para o seu organismo, que vá destruir todos os seus esforços para ganhar massa muscular e manter seu corpo definido. Aqui estão algumas maneiras de fazer o lanche preferido de muitas pessoas um pouco mais amigável para o seu próprio corpo, ao mesmo tempo em que irá aumentar o seu verdadeiro potencial de fortalecimento muscular.
1. Passe longe de complementos não saudáveis
O hambúrguer não é conhecido como um alimento saudável, é claro, pois as versões tradicionais de carne bovina geralmente vêm acompanhadas com queijo, muitas vezes servidas em um pão branco ao lado de refrigerante, e outros acompanhamentos que só pioram a situação.
No entanto, você pode tentar o possível para manter o hambúrguer clássico de carne saudável. Esses acompanhamentos e complementos do hambúrguer tendem a ser muito gordurosos, e o ideal para a sua receita é que você passe longe deles – maionese, batatas fritas, pão branco, bacon, etc. Há como buscar algumas coberturas e condimentos substitutos mais saudáveis.
2. Procure opções magras ou veganas
Entregar-se a um hambúrguer não precisa ser numa refeição reservada para o dia do lixo. Cortes magros de carne, como o patinho bovino, o peito de frango ou peru são alternativas decentes. No entanto, pode ser mais fácil para manter a essência e formato de um hambúrguer (e não apenas transformá-lo em um sanduíche) você recorrer a algo vegetariano.
Partir deste princípio, suas principais escolhas podem girar em torno do tofu, quinoa e feijão preto (ou alguma combinação deles) – todas elas escolhas sólidas com altos níveis de proteína e fibra, o que é primordial para a ideia inicial de criar um hambúrguer que apoie o seu crescimento de massa muscular.
3. O feijão preto pode ser o melhor substituto da carne
A chave é construir os hambúrgueres de forma bastante simples e o mais natural possível, mas mantê-los sem se despedaçar será o seu maior desafio. Cozinhá-los em uma frigideira ou panela é uma boa maneira de não fazer sujeira em sua cozinha. Hambúrgueres de feijão preto fornecem uma textura ideal e substancial que simula comer um hambúrguer de carne bovino, e a melhor parte, sem toda a sua gordura saturada que naturalmente o acompanharia.
4. Se você não quer mesmo largar a carne…
Se você realmente não quer deixar a sua carne de lado, lembre-se de escolher um corte magro no mercado, como os que sugerimos mais acima, servi-lo em um pão de grãos integrais e evitar revestimentos gordurosos como o queijo e bacon. A maioria dos ketchups também são puro açúcar.
O abacate aparece como uma excelente alternativa de complemento, e não apenas no sabor, mas por suas gorduras saudáveis.
5. Receita de hambúrguer de feijão preto
Ingredientes:
- 2 xícaras de feijão preto;
- 1 ovo;
- ½ cebola picada;
- 1 xícara de migalhas de pão de trigo integral;
- 1 colher de chá de orégano seco;
- 1 colher de chá de manjericão seco;
- ½ colher de chá de alho em pó;
- molho de pimenta;
- sal;
- pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Coloque o feijão já cozido em uma tigela grande e amasse bem com um garfo. Adicione o ovo, cebola, migalhas de pão, orégano, manjericão, alho em pó, molho de pimenta, sal e pimenta. Misture bem para combinar, e então molde os hambúrgueres. A receita serve em média 6 porções.
Aqueça óleo em uma frigideira grande em fogo médio. Organize os hambúrgueres em uma camada única e deixe cozinhar, virando apenas uma vez, até dourar dos dois lados e cozido, cerca de 10 minutos no total (5 de cadalado). Utilize a guarnição que você preferir como acompanhamento quando terminar. O ideal é que sejam utilizados pães de grão integrais para manter sua receita saudável.
Números totais: 290 calorias, 12 g de proteínas, 47g de carboidratos e 7g de gordura.