Treinar de forma errada pode atrapalhar os resultados e causar lesões
Cada pessoa vai à academia com um objetivo. Uns querem ganhar massa, perder uns quilinhos, enquanto outros buscam apenas a definição muscular. Você pode não saber, por isso listamos alguns dos entraves mais comuns.
Impaciência
Nada acontece de um dia para o outro. E, para que a adaptação aconteça, o aluno precisa persistir dia a dia até que o seu corpo entenda, assimile e reaja de forma positiva aos treinos. Portanto, não ter paciência e queimar etapas levará a uma adaptação frágil, com grande potencial de lesão.
Treino incompatível com a meta
Muitos alunos têm como meta aumentar a massa muscular, mas no seu programa de treino predominam exercícios de resistência de média e longa duração. Ou seja, treinos não específicos para o seu objetivo.
Falta de variação no treinamento
Os alunos podem encontrar uma barreira adaptativa, isto é, não conseguem ver mais evoluções no seu corpo após os treinamentos. Uma das principais causas desta situação é não variar o treino.
Treino inconsciente
Uma das formas de cumprir todas as atividades propostas no programa de treino é ter consciência do motivo de fazer determinados exercícios. Muitos alunos não se empenham em realizar as atividades por não terem significado para eles.
Queimar etapas
Desrespeitar este princípio é um dos fatores mais relevantes para a gerar lesões, consequência de não elevar a intensidade e o volume de treino de forma gradativa.
Falta de reavaliação física
Quando o aluno entra na academia realiza uma avaliação física, mas raramente faz uma reavaliação. Isto diminui a possibilidade de intervenções eficientes para melhorar o programa de treino, após tornar evidente o resultado conquistado, sendo ele bom ou ruim.
Carga de treinamento inadequada
Muitos alunos optam por fazer um treino copiado de uma revista, site ou amigo (a), mas não respeitam a sua própria condição física, sexo, idade, perfil de comportamento, histórico esportivo e de saúde. Esta atitude pode levar a um treino inadequado, com grandes chances de não trazer um bons resultados e, até mesmo, causar a desistência, já que a atividades realizadas estavam muito além ou aquém de suas possibilidades.
Faltar à academia
Alguns alunos frequentam a academia de forma irregular, treinam uma semana sim e outra não e, quando voltam, procuram manter o que faziam antes da ausência. Quando o corpo para de receber os estímulos, retorna ao seu estado anterior. Isso dependerá do quanto foi estimulado, região mais trabalhada e tempo que ficou parado.
Não seguir o programa passado pelo professor
Desobedecer o cronograma elaborado pelo professor é desrespeitar o conhecimento aplicado ao programa, que leva em conta as particularidades, o efeito da carga e o objetivo que o aluno pretende atingir. Se ele não tem nenhum programa, fica sem saber o que dá certo ou errado ao longo do tempo.
via Ativo.com