Quem pratica esportes precisa ter uma alimentação equilibrada durante todo o dia para alcançar bons resultados. Ficar em jejum antes do treino, não se hidratar corretamente, pular refeições ou não repor os nutrientes perdidos depois do treino pode prejudicar o desempenho no esporte e atrapalhar a recuperação do organismo depois do esforço.
Pós-treino
Aqui, o lanche deve ser feito até 1h depois do treino, como aconselha a nutricionista esportiva Alessandra Luglio, da Clínica P4B (SP). “O ideal é que seja feito imediatamente após, pois isso acelera a recuperação muscular e repõe os estoques de glicogênio gastos durante o exercício. Isso é muito importante para garantir os resultados dos treinos, pois se não nos alimentarmos nesse momento, nosso corpo vai buscar o ‘alimento”’ que está precisando em outros lugares, como por exemplo nos músculos, daí todo nosso esforço vai por água abaixo”.
Para não sair comendo qualquer coisa, pedimos para a nutricionista Geórgia Bachim, autora do livro: “Dieta Com Whey Protein”, a indicação de 5 alimentos essenciais e uma receita para consumir depois do treino. Confira:
Ovo cozido – É considerado o alimento com maior valor biológico e mais completo que possuímos. Além dos oito aminoácidos essenciais, é rico em albumina, principal proteína do ovo, usada pelo corpo para construir e reparar tecidos. Recentemente estudos mostraram que o ovo eleva o bom colesterol (HDL), não aumenta o risco de doenças cardíacas e pode reduzir o risco de AVC.
Peito de frango – Possui altas concentrações de aminoácidos essenciais, utilizados principalmente para a construção muscular. Apresenta também menor quantidade de gordura saturada quando comparada com a carne vermelha.
Aveia – excelente fonte de carboidratos complexos, de fácil digestão e rica em fibras, que beneficiam o coração e melhoram os níveis de colesterol do organismo.
Banana – a fruta contém uma boa quantidade de carboidratos, que ajudam a recuperar as reservas energéticas depois do treino. Também é rica em potássio, o que auxilia o bom desempenho muscular.
Brócolis – Possui elevada concentração de vitaminas, minerais (em especial o cálcio) e fibras. Ele também contém um fitoquímico que auxilia na liberação equilibrada de estrógeno, que indiretamente irá regular a testosterona.
Receita
Depois do treino: receita de shake repositor
O melhor é consumir nos trinta minutos após o exercício físico
Ingredientes:
100 ml de água de coco
20 g de amendoim torrado sem sal
1 banana
30 g de Whey Protein
5 cubos de gelo
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo até que se forme uma mistura homogênea.
via O2porminuto