Mesmo que você pense que esteja vivendo a vida mais saudável possível, você pode de alguma maneira estar desacelerando o seu metabolismo sem nem perceber, até porque o ganho de peso não é o único sinal disso.
De fato, distúrbios do metabolismo estão ligado à diabetes, doenças cardíacas e inflamação crônica, que podem desencadear uma série de tipos de câncer, doenças autoimunes e degenerativas como o mal de Alzheimer, por exemplo.
Mas não precisa se preocupar. O metabolismo é algo controlável, que você pode recuperar com o tempo se voltar aos hábitos corretos e saudáveis. Conheça esses hábitos errados que podem estar desacelerando o seu metabolismo e certifique-se de não os repetir, além de compreender o que você pode fazer em contrapartida para consertá-los:
1. Comer alimentos processados
Comidas processadas aumentam os níveis de insulina ao máximo, e isso é crucial pois ela é o hormônio que regula o metabolismo. Depois que você come algum alimento processado, que tipicamente é cheio de açúcar adicionado, os níveis de açúcar no seu sangue elevam-se rapidamente e decaem logo depois. Isso desencadeia a compulsão por comida e desacelera o seu metabolismo.
Quando os níveis de insulina aumentam, ela avisa ao corpo para estocar mais gordura. Assim, ela fica armazenada e torna-se mais difícil de ser queimada.
2. Não comer as gorduras corretas suficientemente
A gordura não tem nenhuma relação com os picos de insulina. Muitos especialistas até recomendam que você faça da gordura 50% da sua dieta durante 2 semanas para dar um impulso no metabolismo. A outra metade deve ser dividida entre carboidratos e proteínas, ambos de digestão lenta para não causar problemas hormonais.
Isso não permite que os níveis de insulina subam muito e a deixa em equilíbrio com os outros hormônios, o que auxilia o metabolismo a longo prazo.
3. Esperar até estar com muita fome para comer
O que você come não é a única coisa que afeta o seu metabolismo – quando você come também tem um papel importante. A fome é um sinal de que o seu corpo precisa de calorias e algo para manter o metabolismo em alta. Você nunca deve estar com fome, pois quando isso ocorre o cérebro entra em “modo de fome” e consequentemente eleva os níveis de insulina – o que significa que a queima de calorias ocorrerá num ritmo mais lento.
A solução é incluir alguns lanches durante o seu dia, nos intervalos entre refeições, para que não chegue com tanta fome em casa após o trabalho ou o treino e coma demasiadamente. Cortar calorias e ignorar a fome não funciona a longo prazo, portanto. Isso só estimula uma batalha entre a sua mente e o seu metabolismo, o que não é nada saudável e bom para a sua boa forma.