Você está cansada de ouvir que precisa turbinar o seu metabolismo para queimar mais calorias e emagrecer, certo?
Mas, afinal, o que é o metabolismo? “É um conjunto de transformações e reações químicas dentro do nosso corpo que geram energia (anabolismo) ou a falta dela (catabolismo)”, fala o personal trainer da Sabrina Sato e Adriane Galisteu, Márcio Lui, de São Paulo. Sendo assim, o simples fato de você respirar, depende da energia processada pelo seu metabolismo.
Acredita-se que cerca de 60% do total de energia gasto por uma pessoa em um dia é reservado para as atividades vitais, como manter os batimentos cardíacos.
“Destes 40% que restam, de 25% a 30% são para usadas em atividades diárias que você faz como, por exemplo, andar. Os outros 10% a 15% ficam para a energia que o organismo gasta para digerir os alimentos”, conta Márcio Lui. Com isso, tudo que você come e não é aproveitado nesses processos fica estocado no corpo na forma de gordura.
Para te ajudar a manter o seu metabolismo saudável e funcionando, procuramos profissionais que deram 10 dicas para aplicar durante o dia a dia. Confira:
1. Faça o HIIT
Gosta de malhar depois do almoço? Faça treinos de alta intensidade com intervalos moderados conhecidos como HIIT (High-Intensity Interval Training). “Essa forma de malhar permite que seu metabolismo tenha ‘picos’ e mesmo que você pare a atividade, vai demorar para ele voltar à calmaria”, fala o professor de Educação Física da Fhitting Room, Eric Salvador, de Nova Iorque.
+ Confira um treino exclusivo de corrida HIIT
Portanto, que tal usar 30 minutos do seu almoço para se exercitar? Coloque um tênis e vá correr ou invista no elíptico da academia. O melhor é que esse tipo de treino pode ser feito em qualquer atividade, inclusive na musculação!
2.Prefira chocolate amargo
Essa versão do chocolate é rica em cacau e tem menos gordura e açúcar, por isso traz benefícios para a saúde, entre eles dá aquela forcinha para o metabolismo.
+ Saiba como incluir chocolate na sua dieta!
“Ele tem dois ingredientes que atuam nesse sentido: a cafeína, famosa por acelerar o metabolismo; e o antioxidante catequina, que varre as toxinas acumuladas, ajudando na perda de peso”, diz a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. O indicado é comer apenas um quadradinho por dia.
3. Beba (muito) mais água
Isso mesmo! Ela é boa para tudo e vai muito além de manter o corpo hidratado.
“A água ajuda o sangue a transportar da melhor forma o oxigênio que vai para os músculos. Sem contar que sem ela, seu metabolismo pisa no freio, o que, consequentemente, reduz a queima calórica”, diz o endocrinologista do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro, Alfredo Cury. E aí, cadê a sua garrafinha?
4. Malhe durante a TPM
Quando esses dias chegam, a vontade é ficar em casa no sofá, assistindo a um filme. Mas não faça isso! É principalmente nesse momento (até duas semanas antes da menstruação) que seu metabolismo liga o turbo.
Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, mostrou que as mulheres queimam cerca de 30% mais gordura na TPM. “É que, no período, os hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona estão em níveis elevados e promovem maior queima de gordura como fonte de energia”, fala o coautor do estudo Leanne Redman.
5. Se mantenha ativa
Todo exercício acelera o metabolismo. Então, quanto mais ativa você for, mais vai queimar calorias. Vale tudo! “Levar o cachorro para passear, ir a pé à padaria, brincar com o filho no quintal ou em um parque, sair para dançar com os amigos…”, fala o personal trainer Márcio Lui.
6. Aposte em alimentos termogênicos
O que o café, o chá-branco, o gengibre, a pimenta e a canela têm em comum? Juntos, eles contam com cafeína, gingerol e capsaicina, substâncias que fazem parte do grupo de alimentos termogênicos.
+ Saiba quais são os melhores alimentos termogênicos para o inverno
Na prática, elas aumentam a temperatura corporal e fazem o metabolismo disparar. Com isso, a queima calórica aumenta em até 20%! Vale tomar o chá à tarde ou salpicar o gengibre, a canela e a pimenta em pratos salgados ou doces.
7. Inclua desafios na sua rotina
Você já reparou que quando está com a adrenalina a mil, seu coração acelera, deixando-a mais ofegante? Portanto, saia da mesmice e coloque mais emoção no seu dia. Vale fazer um esporte radical, como o slack line ou rafting, ou até mesmo ir a um parque de diversão e encarar uma montanha-russa de vez em quando.
Mas, no dia a dia, procure incluir desafios ao seu treino. Uma corrida em um lugar desconhecido já pode desencadear esse “frio” na barriga!
8. Inclua cebola ao seu cardápio
“Assim como as ervas em geral, a cebola conta com fitoquímicos responsáveis por agilizar o nosso metabolismo”, diz a nutricionista e coautora do livro Comportamento Magro com Saúde e Prazer (Editora CRV), Marilize Tamanini, de Curitiba (PR).
E mais, ela contém vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e fósforo que eliminam as substâncias tóxicas espalhadas pelo nosso corpo e que deixam o metabolismo leeento.
9. Dê uma maneirada na salada
Engana-se quem pensa que está perdendo peso ao encher o prato só de verduras. “Ao dar sempre preferência para as saladas, seu metabolismo tem tudo para ficar lento, afinal, elas apresentam baixíssimas calorias e não fornecem uma boa quantidade de energia.
Resultado? Dentro de uma ou duas horas, você estará com fome novamente”, afirma o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro.
10. Aposte em proteínas
Um estudo italiano publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism comprovou que o metabolismo fica mais acelerado com uma dieta rica em proteínas e pobre em gorduras.
“A proteína dá mais trabalho ao corpo para ser quebrada e transformada em aminoácidos, o que eleva a temperatura corporal e também o metabolismo, provocando maior queima calórica”, diz Marilize Tamanini. Você a encontra em carnes, ovos, laticínios, leguminosas, oleaginosas, cogumelos frescos e na soja.
por Aline Dini e Renata Menezes
via Revista Shape » Fitness